21 de out de 2012

As rodas

Um aspecto importante a ser considerado é o grau de dureza das rodas (em inglês, durometer ou hardness). Este parâmetro determina a durabilidade, capacidade de absorção de impacto e aderência à superfície. Os valores vão de 74A (uma roda super macia) a 97A (uma roda muito dura).
Quanto mais macia for a roda, maior é a aderência ao solo e a suavidade ao deslizar (rodas de patinação artística são assim). No entanto, rodas muito macias se desgastam muito rapidamente, em especial em superfícies ásperas como o asfalto, e atingem velocidades menores (rodas para pisos irregulares) . Ao contrário, as rodas duras oferecem menor aderência ao solo e mais velocidade.


As rodas de patins são feitas de um composto chamado poliuretano. A cor da roda nada mais é que o corante usado na fabricação, que facilita muitas vezes a dureza da roda (mais macia ou mais dura). Não existe roda de silicone ou de gel, as rodas ficam transparentes por esta ser a cor do composto. Elas variam entre 64mm e 76mm para recreação, 76mm e 100mm para fitness, 50mm e 60mm para radical, 90mm e 110mm para velocidade e 76mm a 84mm para slalom (estamos falando da largura da roda).

A dureza da roda também pode influenciar em performance e durabilidade. Numa superfície lisa, uma roda mais dura terá mais velocidade e maior durabilidade (porém menos estabilidade).
Numa superfície irregular, uma roda mais macia dá maior conforto ao patinador, porém menor durabilidade. A dureza é informada na roda, acompanhada pela letra A. Por exemplo, uma roda com dureza 85A é mais dura que uma roda com dureza 78A. Quanto maior o número antes do A, mais dura é a roda.



Entenda um pouco mais, veja um exemplo estas famosas rodas profissionais de patinação artística.
Todas elas são duras e estreitas e ainda possuem definição de mais ou menos escorregadias:


49D soft – para superfícies escorregadias
53D medium – para superfícies mediamente escorregadias
57D medium hard – para superfícies médias
60D hard – para superfícies ásperas.
O perfil mais estreito e a superfície lisa garantem maior fluidez ao deslizar.






Os patins artísticos quad-skates, tradicionais, não devem ser utilizados em asfalto; são projetados para uso em cimento liso ou tábua corrida. A largura e dureza da roda não lhe dará conforto e uma simples pedrinha no caminho, vai te levar ao chão, porém nada te impede de trocar as rodas duras pelas macias e mais largas e curtir seus patins no parque!



Hoje em dia no mercado, existem patins tradicionais, para recreação ou fitness, parecido com tênis, com rodas mais largas e que podem ser usados em pisos mais rústicos, assim como ciclofaixas. Um exemplo são os patins de Lazer da Rye, Glitter Traxart (nacionais) e o Riedell e o Sure Grip (importados). Os preços variam de acordo com o tipo de base e tipo de roda, mas é possível encontrar este tipo de patins por R$ 500,00.
São patins mais simples e menos resistentes, mas pra recreação, ok!





Rodas de Plástico – Evite comprá-los, não importa a modalidade que deseja praticar!!! Patins com rodas de plástico (esses que vendem em supermercados) não desenvolvem velocidade, atrapalham o aprendizado da técnica, não substituem peças, derrapam excessivamente, provocam quedas por falta de controle, podem criar lesões por esforço excessivo, principalmente em crianças em crescimento. Eles não proporcionam qualquer prazer ao patinar.

Cuidado na hora da compra, pois pode ser o barato que sai caro! Estes patins podem custar mais de R$ 200,00, dando a falsa impressão que são patins adequados para o uso.
Cuidado com marcas aventureiras presentes no mercado. Antes de comprar um patins de marca desconhecida, pergunte a um especialista antes de efetuar a compra.



6 comentários:

  1. Alguém pode me ajudar? Minha filha quer um patins novo, diz que a roda do dela é ruim, tem que ser de silicone, mas vi que não existe! Queria saber qual desses abaixo recomendam! Ou me indiquem algum por favor!

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691325518-patins-roller-semi-pro-cinza-35-ao-38-row-abec-9-regulavel-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701736574-patins-roller-profissional-classi-aluminio-abec-7-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691958765-patins-all-style-street-rollers-verde-m-33-36-br--_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691961623-patins-in-line-roller-premium-m-pretoazul-33-36-br--_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-685726514-roller-patins-in-line-abec-7-aluminio-ajustavel-32-ao-35-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não consegui acessar nenhum destes links, se está procurando inline, invista em bases de alumínio Fila, Seba, Traxart, Roces. Fuja de marcas desconhecidas e patins de hipermercados

      Excluir
  2. oii alguem pode me ajudar estou afim de comprar um patins mas não sei de nada acham q esse patins e adequado https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-857016618-patins-4-rodas-38-ao-39-sem-acessorios-azul-fnix-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma navegada no blog pra entender do porque patins chineses como este do link que você me mandou, são porcarias de brinquedo. Aqui um bom post pra elucidar suas ideias http://patinandoecantando.blogspot.com.br/2014/04/quero-patinar-que-patins-eu-compro.html

      Excluir

Patine conosco, deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...