30 de nov. de 2012

Roller Derby

Outro dia, eu a Susana e a Giovana estávamos no clube em que praticamos patinação artística, treinando. E quando a nossa aula acabou, chegou outra turma de patinadoras. Mas não eram patinadoras artísticas. Elas usavam patins diferentes, que pareciam tênis com rodinhas. Rodinhas coloridas e enormes. Usavam muita proteção. Depois ficamos sabendo que elas praticavam Roller Derby. O grupo delas é bem conhecido: são as Gray City Rebels.

É um esporte muito agressivo, como você com certeza deduziu ao ver o logo do grupo. Quer ver mais um logo agressivo? Esse é mais engraçado.

Imagens de patins de Roller Derby:






"Os objetivos do Roller Derby são relativamente simples. Cada time é composto por cinco patinadoras onde apenas uma marca os pontos (Jammer), cujo objetivo é ultrapassar o maior número de vezes as patinadoras do time adversário. As outras quatro patinadoras não marcam pontos, trabalham na ofensiva e na defensiva, bloqueando a Jammer do time adversário e abrindo espaço para a Jammer do seu próprio time. O jogo de Roller Derby requer agilidade, força, velocidade, controle, visão periférica, comunicação e trabalho de equipe."


No dia em que as Gray City Rebels apareceram lá no clube, eu conversei com uma delas. Ela disse que ficava até arrepiada de ver a gente saltando de patins sem nenhuma proteção. E realmente nós fazemos isso. Eu disse pra ela que cair não é problema se você tiver controle sobre a posição em que você chegar no chão. Por exemplo, quando nós da patinação artística damos um salto e caímos, não tem ninguém nos empurrando e nós ficamos à vontade para cair do jeito que doer menos. Mas no Roller Derby a função é derrubar. Aí você não tem muito tempo para pensar em um jeito melhor de cair. Por isso que elas usam tanta proteção (até nos dentes).


                                                                                 

Gabi