11 de jan. de 2013

{DIY} Customizando as botas dos patins - Strass e Glitter

Depois que publiquei esta foto, recebi algumas mensagens, me perguntado como fazer este tipo de aplicação de strass nas botas.

Alguns modelos de botas da EDEA, já vêm com strass (Ice Fly, Fly e Flamenco) e custam uma pequena fortuna, não pelo strass, claro, mas pelo material, design, etc.

Se você tem uma certa habilidade e pretende dar um "up" em suas botas, vale a pena tentar.


Achei alguns tutoriais de como fazer esta aplicação e encontrei 2 maneiras:



Bota Risport com aplicação de strass
1o método: utilizando um aparelho chamado CANETA HOTFIX, que nada mais é do que um canetão que aquece a ponta, e faz com que a cola das pedrinhas derreta, e cole na superfície escolhida. O vídeo abaixo é bem chatinho, mas dá pra entender bem este tipo de aplicação.
As pedras (strass, metais ou pedras plásticas) já possuem uma cola na parte de trás. A caneta aquece esta cola, ela derrete e gruda em tecidos naturais, papel, couro, madeira, plásticos e metais.
No vídeo, aparecem os moldes, chamados gabaritos, estes sim facilitam e muito a aplicação, pra você não ter que fazer tudo à mão e correr o risco de ficar com o desenho torto.

Um detalhe, este tipo de aplicação não dá 100% de garantia de que as pedras não vão se soltar. Por se tratar de patins, isso pode causar problemas, portanto eu recomendo esta técnica, somente para patins de treino ou recreação.

Investimento: aproximadamente R$ 100,00, entre caneta, pedras, ponteiras de vários tamanhos e gabaritos.
Em sites de artesanato e Mercado Livre você encontra diversas opções.



Um coisa boa na Caneta Hotfix, ela serve para fazer aplicações duradouras em tecidos, desde meia-calça, cobre-botas, leggings, collants. Alguns exemplos:




2o método - SUPER COLA E6000, o mais eficaz.
Não é super bonder, nem araldite. É uma cola de contato, importada que serve para madeira, metal, vidro, borracha, asfalto, fibra de vidro, cerâmica, concreto, couro, plásticos variados, acrílicos, azulejos, vinil. É tão forte que o fabricante garante 100% de fixação, ou seja, a maioria dos sapatos, bijuterias, e artesanatos em geral, que possuem pedrarias, rendas, flocagem, utilizam esta cola.
A aplicação é demorada, pois deve-se passar a cola em cada pedrinha e realizar o trabalho aos poucos.
Neste caso, pode-se utilizar outros materiais além de strass e cristais, como no exemplo abaixo, onde o artista usou e abusou também do glitter.





Investimento -  aproximadamente R$ 80,00 cola+pedras, também à venda em lojas de artesanato e Mercado Livre



Antes de se arriscar, faça o teste em braceletes de couro, bolsas, sapatos, etc

Inspire-se e mão à obra!




Kelly Osbourne e seu lindo par de patins brilhantes