9 de jan de 2013

Manutenção dos patins

Seus patins passariam por esta inspeção?

Se você comprou seu primeiro par de patins e vem usando, usando e usando, saiba: seu desempenho não será o mesmo se não fizer a manutenção (pelo menos) mensal de suas rodas e rolamentos.

Não só por desempenho, mas por segurança!

Veja a seguir algumas dicas de como desmontar, limpar e conservar seu bem precioso:




Jamais remova a base da bota, esta é a parte mais difícil de ser recolocada, se não tem motivos pra fazer isso, não faça!
Não desmonte seu patins de uma vez. Comece pelas rodas, uma por vez, para não se perder pelo caminho.

Botas
- Após o uso, abra bem o cadarço e deixe em lugar arejado; (17)
- Não é recomendado guardar os patins dentro de bolsas, estas são somente para transporte; porém evite deixar seus patins em áreas externas, como lavanderias.
- A limpeza por fora pode ser feita com um pano úmido. Se houver muita sujeira, passe uma esponja levemente úmida, macia com sabão de coco e seque imediatamente.
- Couro branco pode ser limpo com acetona. Eventualmente, pode também ser retocado com tinta apropriada para couro num sapateiro;
- Se o couro estiver desbotando ou ressecado, aplique óleo de bebê (johnsons) ou vaselina líquida.
- Verificar se o sistema está sempre funcionando (ganchos, cadarço...).
- Lave os cadarços e as palmilhas periodicamente.(18)



Freios
-Evite removê-los sem necessidade, porém verifique sempre, se estão bem fixos.(9) A maioria dos freios dos patins artísticos, são fixados por uma chave Alen e por um parafuso central.


Bases
- É necessário trocar os amortecedores (4) uma vez ao ano; lembrando sempre que existe um amortecedor certo, para o seu peso.
- Não apertar demasiadamente os trucks (5), pois isso pode acarretar problemas no amortecedor.
- Se algum parafuso estiver com ferrugem, troque.

Parafusos e Porcas
-Principalmente as porcas que seguram a base junto a bota (19) se soltam com uma certa facilidade, graças a saltos e giros. Após apertar bem, coloque uma gotinha de esmalte ou verniz para que ele se prenda por mais tempo.

Rodas
-As rodas (13) devem estar sempre limpas, para isso deve-se limpá-las com um papel absorvente;
-Use luvas de látex;
-Remova a rosca (14) que segura as rodinhas, e retire-as. No encaixe da base onde ficam as rodas (5C), você vai notar muita sujeira, limpe também com o papel absorvente;
-Não use nenhum tipo produto para limpar as rodas, pois podem interagir com a estrutura do material modificando a composição;
- É bom fazer o rodízio ao recolocar as rodas. Geralmente as rodas da frente ficam gastas mais depressa.
- Patins de níveis avançados que possuem rodas de dureza diferentes, também precisam fazer este rodízio, cuidado para não inverter. Consulte seu técnico ou professor para saber o posicionamento delas.


Rolamentos
-Devem estar sempre fluindo tanto nos treinamentos como, principalmente, nas competições;
Extrator de Rolamentos
-Nunca lavar os rolamentos com água, ou solventes, pois pode acarretar uma ferrugem irreversível;
-Tirar os rolamentos das rodas com extrator. Se você não tem este instrumento, aí está a parte chata. É difícil tirar os rolamentos (11) das rodas. (Veja no vídeo a seguir)
- Se seu rolamento é blindado, limpe apenas superficialmente, e se ele faz barulho ao rodar, é porque pode estar na hora de trocá-los. Abrir rolamentos de precisão (Reds, Bones, etc) para fazer a limpeza, é indicado somente por quem entende do assunto e possui os fluídos necessários para a limpeza, pois ao tirar a blindagem e remover a lubrificação de fábrica talvez estrague o rolamento pra sempre.
- Se você usa rolamentos mais simples, mais em conta, o melhor é substituí-los de tempos em tempos. Nestes casos a maioria dos patinadores usam 1 gotinha de óleo Singer (óleo de máquina) superficialmente em cada rolamento.














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