26 de fev. de 2013

O assunto é: Rodas para Slalom Freestyle

Rodas de patins não são todas iguais, tem de variados tamanhos, tipos, cores, para cada modalidade um tipo.
Para Slalom Freestyle quais rodas usar?



Primeiramente vamos falar sobre a diferença dos tamanhos das rodinhas. Toda roda possui um tamanho especificado por milímetro(mm), no slalom é comum vermos rodas que vão de 72mm até 80mm. Quanto maior a roda mais rápido você consegue correr, quanto menor mais fácil você consegue girar. Rodas pequenas são ruins para fazer curvas. As rodinhas que usamos no slalom possuem um tamanho médio.
O tamanho que vamos usar de roda em nossos patins depende do tipo de Base/Frame (parte de alumínio ou plástico que vão as rodas) que possuímos. Nos patins de Slalom Freestyle o frame varia de tamanho de acordo com a numeração do patins, um patins tamanho 39br por exemplo costuma ter uma base de tamanho 243mm onde cabem 4 rodas de no máximo 80mm, quanto menor for a numeração menor será o frame. Geralmente vemos dois tamanhos de Frame no slalom, 238mm permitindo 4 rodas de até 76mm e 243mm.
Rodas de um mesmo tamanho costumam possuir uma mesma largura, sendo assim é possível utilizar rodas de Hockey por exemplo em um patins de Fitness.
Mas se as rodas de Hockey, Fitness e Slalom possuem até tamanho igual, o que as diferencia uma da outra?
A diferença está no material e dureza das rodas. Cada rodinha possui um valor de dureza, costuma ser um valor um número seguido de um A. Assim uma roda 80A é mais dura que uma 76A. Quando uma roda é mais dura ela possui maior durabilidade em solos ásperos e menor aderência, rodas mais macias são mais aderentes em menos duráveis em solos ásperos. Muitas das rodas macias são consideradas rodas Indoor (para pisos lisos de quadras por exemplo), e rodas mais duras são consideradas Outdoor (para pisos mais ásperos). A medição de dureza varia entre 72A até 93A, sendo difícil de vermos valores maiores por não haver uma computação precisa.
As dureza das rodas de slalom costuma ser de 80A até 86A, recomendo a compra das marcas Gyro, Seba, Powerslide, Hyper e Matter. Utilizamos rodas mais duras no Slalom porque as mais macias são muito aderentes dificultando alguns movimentos.
No Fitness e no Hockey encontramos uma grande variedade de rodas e modelos, tudo depende muito do piso para o qual a utilizaremos. Já no Slalom costumamos utilizar rodas duras ou então muito duras. No Brasil como maior parte dos Pisos é concreto queimado ou asfalto recomendo fortemente a compra de rodas mais duras.
Assim o Last Sky recomenda para o Slalom rodas com dureza de 82A até 86A das marcas Gyro, Seba, Hyper, Powerslide, Matter e Labeda. Com o tempo vamos encontrando o tipo de roda que mais gostamos para praticar Slalom, até mesmo rodas com dureza igual podem ser diferentes por causa de sua marca e ou modelo.

Fonte:
Post Original