20 de fev de 2016

Sente dores nos tornozelos ao patinar? Não...não é a idade!

É muito comum, patinadores iniciantes no inline e no gelo pronunciarem a seguinte frase: "sinto dor nos tornozelos, mesmo se patino poucos minutos".
Se identificou?
Geralmente quem sente dor ao patinar e não tem orientação de um professor, logo põe a culpa nos patins e desiste do esporte.
Sentir dor nos tornozelos ou até nos joelhos, pode ser uma alerta de que você possui os joelhos desalinhados, conhecido como joelhos valgos e varos.


Esse tipo de desalinhamento do joelho pode causar sérios riscos ao funcionamento e bem estar das suas pernas.

- O Joelho valgo é um tipo de desalinhamento nos membros inferiores que afeta muito mais mulheres do que homens, devido ao fato delas possuírem o quadril mais largo e terem menor massa muscular. Nesse desalinhamento, os joelhos são forçados “para dentro” e os pés se posicionam “para fora”, e os indivíduos possuem as pernas com o formato de “tesoura” ou X.
Quais são as causas do joelho valgo?
1º falta de força nos quadris
2º Rigidez no tornozelo
3º Fraqueza do quadríceps


Porém há graus desde sendo fisiológico à patológico (doença), no grau mais avançado existe limitações e é recomendado acompanhamento com um especialista.
Hipertrofia da musculatura medial (parte de dentro) da coxa e /ou a hipotonia da musculatura lateral (parte de fora) da coxa.




- O joelho na posição de cowboy (Varo) pode interferir em uma flexão inadequada ou quase nenhuma flexão. Nesse caso, a pessoa tende a sempre estender os joelhos. Pra quem tenta patinar com joelhoes esticados, o que geralmente acontece, principalmente para um iniciante na patinação, será uma queda. 
Quem tem joelho Varo, tende a utilizar o eixo externo dos patins também forçando o tornozelo no lado externo da parte de dentro da bota podendo haver um maior desgaste e claro, incômodo e dores no tornozelo. 
Uma forma de ajustar a patinação nesse tipo de postura é flexionar os joelhos tentando juntá-los um pouco e forçar a pisada supinada, ou seja, fazendo uma leve pressão no dedão dos pés;  com isso levando a pisada neutra e posicionamento reto dos pés.

Uma maneira de avaliar em casa se existe desalinhamento dos seus joelhos, é tentar encostar os tornozelos e os joelhos na frente do espelho. Com as pernas esticadas, se somente os tornozelos se encostarem e os joelhos ficarem afastados, seus joelhos são varos; se acontecer o contrário, somente os joelhos se tocarem e os tornozelos ficarem separados, seus joelhos são valgos.



E como isso afeta sua patinação?
Nesse caso, sua pisada pronada (para fora) leva os patins a ficarem em eixo interno, dificultando sua fluidez na patinação, e poderá também haver um desgaste maior na parte interna da bota dos patins levando ao desconforto e dor, uma maneira de ajustar a pisada é forçando um pouco mais a parte da lateral externa do pé para ficar em posição central ou neutra.
Outro desalinhamento muito conhecido é o joelho varo, onde as pernas ficam posicionadas como as de um cowboy, ou alguém montado em um cavalo. No desalinhamento em varo, há uma maior sobrecarga na parte de dentro do joelho e estiramento das estruturas laterais, pois essa articulação fica “para fora” e os pés se posicionam “para dentro”.



A solução:
É importante lembrar que o acompanhamento com especialista, como fisioterapeutas e ortopedistas, é fundamental para alguns indivíduos e nunca se deve fazer automedicação em casos de dores agudas, pois o alívio é apenas momentâneo e o problema não é resolvido.

E sempre preste atenção em sua postura ao patinar. Peça para alguém te filmar, verifique se está com os joelhos devidamente flexionados. Com certeza apressão sobre os tornozelos será muito menos e sua coluna agradece!

3 comentários:

  1. Oi, estou começando agora é percebo que estou forcanto muito o lado direito (apenas ele doi) vcs tem alguma dica?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, como vai? Você está usando patins quad ou inline? O inline tende a entortar seus tornozelos, caso você não posicione os seus dois joelhos bem flexionados e pra fora. No quad a gente não sente tanto isso, já que a área de contato com o solo é maior. A dica é joelho flexionado e pra fora. Nunca junte seus joelhos. Posicione-se antes de sair andando: Imagine que vai sentar-se num banco alto, com as pontas dos pés pra fora, calcanhares bem juntinhos e os joelhos voltados pra fora. Ao se deslocar, transfira bem seu peso pra um lado e pro outro, ande como um pinguim. Patinar é isso, transferência de peso. Talvez você esteja "pendendo" mais pra um lado que pro outro, pois a gente tem um lado mais firme que o outro, claro! Espero que tenha entendido. Depois me conta se funcionou!

      Excluir
  2. Oi, estou começando agora é percebo que estou forcanto muito o lado direito (apenas ele doi) vcs tem alguma dica?
    Obrigada

    ResponderExcluir

Patine conosco, deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...