17 de abr. de 2017

{DIY} Faça você mesmo - Strap / Skate Noose / Skate Leash ou Alça para Patins

Strap / Skate Noose / Skate Leash ou Alça para Patins são os nomes mais comuns pra esse cara aqui ó:




Nada mais é do que uma alça em tecido, que serve pra pendurar seu patins em seus ombros, sem que você precise de uma mochila.
Muito comum no mundo Roller Derby, mas que cai muito bem pra quem patina casualmente em pistas e parques e não pretende levar a casa nas costas, mas apenas os patins.

Abaixo dois tutorias de como fazer seu próprio Strap, gastando bem pouco. Você vai precisar de fita de poliéster ou polipropileno, fivela D, máquina de costura. Caso você não tenha a máquina, poderá costurar à mão ou ainda usar super cola.



Fita de poliéster de 20mm a 25mm de largura.
O tamanho do seu Strap, vai depender da sua altura. Quanto mais alto você for, mais longa terá que ser a metragem da fita.
Um tamanho médio dos straps vendido nas lojas de patins, é de 100cm, porém pra fazer a dobra da costura você terá que comprar pelo menos 200cm.
Existem muitas cores e larguras no mercado.



Tanto a fita, quanto a fivela D, você encontra em lojas de armarinhos, aviamentos.
A Fivela D é opcional, podendo ser substituída também por argolas de chaveiro.




Modelo 1
Este modelo não possui ajuste de alça que vai em volta do truck e freio. Então antes e costurar, você terá que medir a fita em volta do seu truck e deixar uma sobra.




Meça a fita passando por seu ombro, e defina a altura que deseja que fiquem seus patins. Aproximadamente 100cm é um bom tamanho. Em seguida, meça seu truck com a fita passando em torno do mesmo e deixe sobrar uns 4 dedos de fita. Este pedaço de fita deve passar por suas rodas, mas não devem ficar exageradamente largos, a ponto dos patins se soltarem com facilidade. Uns 40 cm é um bom tamanho (levando em conta a sobra para a costura da dobra)
Então você terá 1 fita de 100cm e duas fitas de 40cm cada

Costure a fivela D em duas pontas da fita de 80cm, fazendo uma dobra, como nas fotos:



Depois passe a fita de 40cm pelo outro lado da five D e costure com uma dobra, em seguida faça a "torção" por onde o truck vai passar e costure por cima, fazendo uma sobreposição.

O resultado é este:


Via: Fotos


Modelo 2
Este modelo não possui ajuste de alça que vai em volta do truck e freio. Então antes e costurar, você terá que medir a fita em volta do seu truck e deixar uma sobra. Vai ficar assim:


Segue exatamente os mesmos passos do Modelo 1, porém ao invés de fazer a dobra, você costura as duas pontas da alça menor por entro da fivela D.

Modelo 3
Chamado de Strap 'n Go, é uma fita única, com duas fivelas D um pouco maiores em ambas as pontas. Pra usar esse strap, você passa a fita por dentro da fivela e coloca em volta dos patins.
Também um modelo bem fácil de fazer casa, pois a custura, segue o mesmo princípio das anteriores, só é chatinho ficar passando a fita por dentro das fivelas, toda vez que for usar:




Modelo 4
Na minha opinião este é o modelo mais eficiente, pois serve pra todos os tamanhos de patins. A Alça menor, vira um passante e se adapta ao tamanho de qualquer truck. Não precisa de fivela D, só o jeito certo de fazer a dobra da costura:







Não tem habilidade nenhuma? Aqui uma opção tabajara de Strap:




Sim uma guia para coleira de cachorro:





Via

5 comentários:

Patine conosco, deixe seu comentário