Modalidades


Patinação Artística: Solo, Duplas, Dança, Dança Solo, Precisão, Figuras 

Solo (Singles) Esta é a modalidade em que os patinadores patinam sozinhos para apresentar suas rotinas. As apresentações são sempre acompanhadas de músicas e combinam a dança com os elementos técnicos da patinação. Aqui, os patinadores são avaliados com relação à técnica e ao grau de dificuldade apresentados, e com relação à apresentação, que inclui posições, utilização da pista, balanceamento da coreografia e sua adequação à música.

Duplas (Pairs) Aqui os patinadores se apresentam em duplas formadas por um homem e uma mulher. O conteúdo das apresentações é semelhante ao dos solos. Porém, existem ainda os levantamentos, as piruetas em dupla (onde o casal gira junto) e os saltos jogados, onde o homem lança a mulher para a execução do salto.

Dança (Dancing) Aqui os patinadores também patinam em duplas. Porém nesta modalidade o elemento principal é a dança. Não são permitidos saltos, piruetas ou levantamentos acima da cabeça. É a modalidade mais "artística" da patinação.

Dança Solo (Solo Dance) Essa é uma nova modalidade que está se difundindo em todo o mundo. Funciona como a dança em dupla, porém o patinador se apresenta sozinho.

Precisão (Precision) Nesta modalidade os patinadores patinam em grupos com 8 a 24 participantes. As coreografias são baseadas na precisão de movimentos idênticos daquele grupo.

Figuras (Figures) É uma modalidade que está sendo abandonada aos poucos, mas que ainda é utilizada em competições e como parte do treinamento de atletas. Consiste na execução das figuras, que são avaliadas pelos juízes com relação à limpeza dos movimentos, perfeição do traçado, constância na velocidade.
Na prática, cada patinador pode criar e executar movimentos próprios, mas existe um conjunto destes exercícios que está catalogado e é aceito mundialmente, sendo utilizado nas competições oficiais. Os movimentos são os mesmos tanto na patinação sobre rodas, quanto na patinação no gelo. A diferença é que sobre rodas os círculos já estão pintados sobre o piso e o patinador se guia por seu desenho para realizar os exercícios. Os patins de figuras não tem freios. Já no gelo os patinadores iniciam os exercícios sem nenhuma marca no gelo e devem desenhar os círculos conforme a execução dos movimentos. Essa modalidade deixou de ser obrigatória nas competições internacionais de patinação no gelo, mas alguns países ainda realizam competições específicas de figuras.

Quad Agressive

Uma mistura de urban com gaps, giros e grinds executados em obstáculos do cenário urbano como rampas, cantoneiras, corrimões, telhados e escadarias. Os quads também encaram bowls e rampas em skateparks.



Inline:

Slalom Inline (Speed & freestyle), consiste em correr entre cones, no Speed vence quem termina o percurso em menos tempo, e o freestyle consiste em executar vários tipos de manobra no "flat", entre os cones

High Jump, Consiste "Pure High Jump" que é Salto em altura de Patins, e ainda "Best Trick" - melhor manobra.

Street, são gaps, giros e grinds executados em obstáculos do cenário urbano como rampas, cantoneiras, corrimões, telhados e escadarias.

Vert, são as mesmas manobras executadas do street, em Halfpipe (rampa em forma de "U");

Park; esta modalidade é praticada em pistas especializadas, que possuem obstáculos como mini-ramps, quartes-pipe, funbox, box, corrimãos, rampas de 45 graus, muro para Wall-rides, Canyon, jump-launchers e qualquer outro obstáculos que possam ser utilizados. Tudo isso dentro de um espaço reservado. Existem "Parks" ou "Skateparks" privados e públicos.


Hockey


hóquei no gelo ou hóquei sobre rodas é jogado num rinque de patinação entre duas equipes de seis jogadores - onde todos os jogadores e juízes calçam patins. Os jogadores usam tacos (sticks, em inglês; bâtons, em francês) para movimentar um disco de borracha (em inglês, puck; em francês, rondelle). O objetivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado no gol do adversário. Um gol equivale a um ponto. A equipe com o maior número de pontos no final vence a partida. O hóquei no gelo é um dos jogos mais rápidos do mundo - tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores quanto pelas tacadas disparadas pelos jogadores, que podem alcançar uma velocidade de mais de 160 quilômetros por hora. É um dos poucos esportes que permite a troca de jogadores (ilimitadamente) enquanto o jogo ainda está em andamento. É também um esporte muito violento e agressivo, embora pesados equipamentos de proteção sejam utilizados, diminuindo o número de lesões. Brigas entre jogadores são muito comuns nas partidas de hóquei, tendo algumas regras para elas.

Roller Derby


O esporte se caracteriza por ser de alto contato. A maioria dos times são femininos. É praticado com patins de rodas paralelas (patins tradicional de cano curto) sobre uma pista oval. Cada um dos dois times tem cinco jogadores, sendo quatro bloqueadores, ou blockers (um deles sendo pivô, que lidera o grupo) e um atacante (jammer), que marca pontos. O grupo de blockers é usualmente chamado de pack. As jammers possuem uma estrela no seu capacete, enquanto a jogadora com uma faixa no capacete é a pivô. As partidas são chamadas de bout e são divididas em duas partes de 30 minutos. Cada uma dessas partes é composta por um número indefinido de rodadas de dois minutos ou menos, ou jams. O objetivo do jogo é que a jammer passe o maior número possível de vezes à frente do pack do time adversário, que tenta impedi-la


Velocidade

A Patinação de Velocidade é um esporte de inverno que data do século XVI, em que dois ou mais atletas disputam corridas sobre pistas de gelo. O esporte altamente popular na Holanda e na Noruega experimentou um crescimento significativo no cenário dos esportes de inverno nos últimos anos.

Já a patinação de velocidade sobre rodas pode ser praticada na pista ou no asfalto. Ambos ao ar livre. 


13 comentários:

  1. Muito obrigado pela distinção! Comecei na patinação artística há 1 mês com patins alugado porque não sabia comprar. Após ler seu blog, conversar com atletas que competem, com o professor e ler sites de empresas, consegui finalmente entender a finalidade de cada base/plate, bota etc. Deu um trabalhão, mas pelo menos não vou comprar bobagem. Agora posso ter meu patins! :) hahah Vou ficar melhor que o Montgomery! Você vai ver. hahah Bjo e muito obrigado! Seu blog me ajudou! Fábio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Fábio. Quem pesquisa não erra! Ah como eu adoro o Montgomery, sempre sonhei em ter um bonequinho dele!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Fábio. Quem pesquisa não erra! Ah como eu adoro o Montgomery, sempre sonhei em ter um bonequinho dele!

    ResponderExcluir
  4. Ola Susana,qual estilo de patinação artística você faz? E qual patins você indica? Amo o seu blog e esperava que você me ajudasse <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai? Pra figuras obrigatórias é necessário patins específico, com rodas maiores e sem freio (Base Saturno por exemplo e rodas de 63mm). Pra solo dance as rodas também são específicas e é usado um plug de dança no lugar do freio, a bota é mais baixa, mais curtinha (exemplo Base Dance da Roll Line e Rodas Ice). Eu faço livre. Uso patins da Rye, base Supreme, bota float, mas pra livre existem muitas opções desde o Amazon da Rye até o Evo/Fly da Roll Line. Dê uma olhada no site da Rye e do Fulop. Não tem como errar!

      Excluir
  5. onde tem competiçoes livres de patinação de quad em sp ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa parte dos clubes são afiliados a Federação e participam de competições nacionais.

      Excluir
  6. O que diz a respeito do patins Patins Gonew Flexx Elite In line - Fitness - ABEC 9 Base de Alumínio?

    ResponderExcluir

Patine conosco, deixe seu comentário