17 de jun de 2013

{DIY} Faça você mesmo: protetor de botas - toe guards

Quem acompanha o blog, já deve ter percebido que sou adepta do DIY (do-it-yourself), mas conhecido como mão na massa, ou faça você mesmo.
Aqui uma gambiarra master forma econômica e simples de fazer um protetor de botas, usado principalmente por quem joga Roller Derby.


O nome deste protetor, é Toe Guards, nada mais é do que uma ponteira em couro que protege a bota do patins.
Exitem diversas formas e tipos, e o tutorial abaixo é pro modelo mais eficaz, que protege tanto a ponteira do patins quando parte da lateral da ponta da bota.

Não entendeu nada, né? 

Tente reparar nos patins de quem joga Roller Derby. É fácil notar algo estranho na ponta do patins. É o tal do Toe Guard.




Existe Toe Guard pra todos os gostos, alguns até fofinhos, cheios de desenhos, super estilosos, mas o preço...nem falo nada.

É o tipo de item que todo jogador de Derby precisa ter, pois senão era uma vez um patins. O atrito com o chão, as raladas...as quedas do Roller Derby são muito bruscas, e é inevitável não ralar a ponta da bota no solo. Sendo assim, já dá pra ter noção que o Toe Guard, não vai durar muito.

Então vamos lá!


Você vai precisar de 2 cintos de couro ou material similar, desde que seja tão resistente quanto o couro. As medidas dos cintos usados neste tutorial são: 4cm x 2mm x 120cm
(Uma bolsa grande em couro, surradinha, que você não usa mais também serve)


1- Recorte 6 tiras em papel sulfite, em tamanhos iguais, de aproximadamente 4cm x 20cm (vai depender do tipo de patins que você usa)


2 - Tire as medidas, usando um tênis. Lembre-se que as tiras precisam chegar pelo menos até o 2o rebite do cadarço, pois é ali que você vai prender o protetor. Não faça a medição muito justa ao tênis.


3 - Corte a sobra, se houver


4 - Na parte de baixo, na sola, anote aproximadamente, o local onde seria o freio do patins, como mostra a imagem acima.

5 - Antes de cortar os cintos, de acordo com seu molde em sulfite, refaça a medição nos patins e faça os ajustes de tamanhos. 

Seus moldes ficarão assim:



Tenha um estilete ou um prego grosso com martelo, para fazer as furações. Se não conseguir furar, tente um sapateiro, eles têm um furador próprio pra cintos e dificilmente cobram pra fazer os furos.Quanto mais grosso o cinto, mais difícil. (Lembre-se isso é uma gambiarra forma econômica de fazer um Toe Guard, então beleza não é fundamental...)


Remova os freios dos patins e encaixe as 3 tiras na parte inferior, depois recoloque os freios.


Retire os cadarços dos patins e recoloque, passando também pelos Toe Guards.



Voilá!



Em 1 ano de uso ficarão assim... rsrsr





E aí? Ajudei? Façam o teste, qualquer coisa entrem em contato, podem me xingar se não der certo :P







Um comentário:

  1. Estava procurando o nome desse troço a muito tempo, estou doida para fazer nos meus patins que estão prestes a rasgar de tanto que eu ralo a frente deles! Adoro esse blog! Beijos

    ResponderExcluir

Patine conosco, deixe seu comentário