21 de nov. de 2013

Treinadores-pescadores

Já fazia um bom tempo que eu vinha procurando um bom vídeo que ilustrasse este incrível equipamento de treino, e finalmente achei:




No vídeo Jayson Sutcliffe, the Rollerboy, treinando um de seus atletas

Este, é sem dúvida um equipamento que faz muita diferença para atletas de patinação artística, que começam a treinar saltos duplos e triplos.

Perguntei pra minha professora se ela conhecia essa "vara de pesca" e ela disse que no Brasil não viu nenhuma escola com este equipamento, mas que no exterior, principalmente no treinamento da patinação artística no gelo, ela conhecia um equipamento similar, que é uma estrutura grande, fixa na quadra ou ginásio, acoplada a cabos de aço, porém o treinador fica à distância e o efeito é o mesmo, suspender o atleta, para que ele pegue altura na postura correta, mas a força do giro e velocidade; são com ele! Este equipamento fixo também é muito utilizado para treinamento de levantamentos (duplas).

Procurei muito e realmente não achei nem tradução pro português desta parafernalha, que nos EUA e Canadá chamam de harness.
Nada mais é que uma vara de pesca ultra resistente, equipada com cabos e roldanas numa extremidade e faixas com fivelas do estilo rapel, que são ajustadas ao torso do patinador, e reguladas de acordo com a altura do treinador.

É um equipamento para treino de impulsão e postura do patinador, já que é muito difícil fazer as duas coisas ao mesmo tempo quando se está aprendendo um salto mais complexo com mais confiança e sem o medo de cair.



O inventor do vara-cinto ou chamado Pro-Motion Harness original foi Jan Glerup, um treinador de patinação artística canadense. O atleta e treinador Nick Perna , usou o cinto tantas vezes, que quase todo mundo na indústria de patinação pensa que ele inventou o equipamento, mas ele não é o inventor. Embora não tenha inventado, ele tem trabalhado em alterações estéticas, modificações de segurança e problemas de manuseio especializados para melhorar o uso da ferramenta.

Muitos treinadores de patinação artística acreditam que o cinto é uma parte necessária na formação de um patinador e que é essencial que experimentem a ferramenta, afim de obter a sensação de saltos. Outros treinadores não acreditam no uso do harness. Eles comparam o equipamento as rodinhas da bicicleta, quando se é iniciante e que o patinador nunca será capaz de fazer saltos por conta própria depois de usar qualquer tipo de auxílio externo.

É meu povo...no Brasil não tem nada disso (corrijam-me se eu estiver errada)

Aqui patinador ganha título mundial na raça!!


Aqui uma matéria que fala um pouco sobre o harness: http://www.pro-motionharness.com/ProfessionalSkaters2007.pdf

Aqui o site do fabricante do equipamento: http://www.pro-motionharness.com/handheld.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patine conosco, deixe seu comentário