3 de dez. de 2013

2a feira vintage - Roller Derby

ok, hoje é terça, mas o que vale é a intenção!

Pra você que acha que Roller Derby é coisa moderna, aqui a prova de que a modalidade é mais velha que eu!








Nos Estados Unidos, durante a Grande Depressão, as corridas de resistência sobre rodas eram bastante populares. Surgidas em 1935, eram competições mistas e o objetivo era completar muitas voltas. Os momentos mais excitantes das corridas, porém, eram os choques entre patinadores, de modo que em 1937 o foco da competição mudou: não seria mais um esporte de resistência, mas um esporte de equipe em uma pista inclinada, com ataque e defesa.
O roller derby no formato clássico, como esporte de resistência individual misto, nunca deixou de ser praticado. Há até hoje times e ligas que o praticam no formato original.
Por outro lado, o formato de competição adquiriu grande popularidade, primeiro entre as ligas femininas nos EUA, posteriormente se expandindo para Europa, Oceania e, mais recentemente, América do Sul.


O esporte se caracteriza por ser de alto contanto. Principalmente no Brasil, a maioria dos times são femininos. É praticado com patins de rodas paralelas sobre uma pista oval. Cada um dos dois times tem cinco jogadores, sendo quatro bloqueadores, ou blockers (um deles sendo pivô, que lidera o grupo) e um atacante (jammer), que marca um ponto. O grupo de blockers é usualmente chamado de pack. As jammers possuem uma estrela no seu capacete, enquanto a jogadora com uma faixa no capacete é a pivô.

O visual do Derby é ainda super retrô, algumas jogadoras são perfeitas pin ups.
Eu não entendo de Derby, então se alguém quiser falar mais a respeito, sinta-se à vontade pra mandar um artigo pra cá!
Aliás quando patino prefiro "zero" contato físico...rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patine conosco, deixe seu comentário