16 de ago. de 2014

Banho Gelado e campanha #Icebucketchallenge chega aos patinadores

Antes de falar sobre o desafio do banho gelado, vamos entender do que se trata essa chuva de granizo que alagou a internet nos últimos dias.

A ALS, também conhecida como Doença de Lou Gehrig, é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta as células nervosas do cérebro e da medula espinhal. No Brasil a doença tem o nome em português de esclerose lateral amiotrófica (também conhecida pela sigla ELA). Num prazo de dois a cinco anos a partir do diagnóstico, uma pessoa com ALS perde gradativamente a capacidade de controle muscular até sofrer uma paralisia total e morte. Não há cura para a ALS e há apenas um remédio aprovado pela FDA, que consegue aumentar um pouco a sobrevida do paciente.
A campanha do balde gelado, vai para a ALS Association, e é usado para garantir apoio a portadores da doença e suas famílias e sustentar um programa global de pesquisa focado na descoberta de novos tratamentos e, quem sabe, na cura para a doença.

O banho gelado em público de famosos como a família Kennedy e sua matriarca, Ethel Kennedy; o artista Justin Timberlake e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, está causando furor nas redes sociais e ajudando a ALS Association a bater recordes de arrecadação de doações para sua campanha anual em prol das pesquisas para encontrar a cura para a ALS (esclerose lateral amiotrófica, ELA), também conhecida como Doença de Lou Gehrig. A campanha Ice Bucket Challenge começou em 29 de julho nos EUA. Nesta quinta-feira, 14/08, a ALS Association divulgou que já recebeu US$ 7,6 milhões em doações. O valor arrecadado é 5,5 vezes maior que a quantia doada no mesmo período em 2013 (US$ 1,4 milhão). Segundo a ALS, o dinheiro veio de doadores regulares e de 146 mil novos doadores, que certamente foram atraídos pelos vídeos de banhos gelados publicados nas redes sociais.

O que isso tem a ver com patinação? Gelo, balde com água gelada?

Tudo!

Celebridades da patinação artística no gelo, aderiram a campanha que começou no Instagram dias atrás e segue o mesmo conceito, porém os atletas indicam outros atletas para cumprirem o desafio, e claro, fazer a doação.

Seguem alguns vídeos hilários de patinadores conhecidos, chamando o público para a campanha e para fazer doações, e seus devidos banhos congelantes:
















#icebucketchallenge
http://www.alsa.org/about-als/what-is-als.html

Infelizmente não encontrei nenhuma entidade coligada a ALS no Brasil, que trate do assunto e que aceite doações, porém diversos outros órgãos sérios que aceitam e precisam de sua ajuda, estão espalhadas por aí. Basta fazer sua parte, com ou sem balde de gelo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patine conosco, deixe seu comentário