12 de mar de 2017

Quero patinar no gelo, por onde eu começo?

Faz tempo que não abordo a patinação artística no gelo dessa forma. Aliás analisando posts antigos, notei que nunca falei especificamente sobre o assunto, sempre acabo voltando pras rodinhas...

Você decidiu que quer praticar a patinação artística no gelo e não sabe por onde começar?

Primeiramente, você precisa encontrar em rinque de gelo (neste link, postei todos os que conheço no Brasil). São Paulo, Rio e Minas possuem pistas com treinamento específico para artística com excelentes técnicos.

Rinques itinerantes de Shoppings, podem ser extremamente frustantes pra quem quer levar o esporte a sério (gelo no brazellll??), já que são extremamente pequenos e sem a estrutura necessária pra treino, porém uma realidade por aqui.
Só tem tu, vai tu mesmo!



Os patins





Esqueça patins de locação!
Patins de locação não são adequados para patinação artística, são para lazer e olhe lá. Se você patinou numa pista de shopping com patins de locação e achou difícil, saiba que o equipamento faz toda a diferença. Aquelas "botas de chuva" de locação são horríveis!!!!!!
É importante que você tenha seu próprio equipamento e que ele seja de boa qualidade.
Botas rígidas são essenciais para proteger seus tornozelos para a patinação no gelo.


No Brasil, Patins Fulop, é o único importador/distribuidor de botas e lâminas de qualidade desde o iniciante até o profissional para este esporte. Ele possui uma loja na Vila Madalena em São Paulo, atende pessoalmente, fabrica botas sob medida, além de ter representantes espalhados por clubes do Brasil. Ele também expõe produtos em grandes campeonatos de patinação, onde é possível encomendar tudo o que você precisar. Recomendo sem pestanejar.
Edea, Risport, John Wilson e MK Blades são algumas das opções disponíveis, além disso ele faz afiação de lâminas.
Em alguns casos o preço dele é bem competitivo em relação a importação por conta própria. Vale a pena a consulta.
Neste link você encontra a tabela de preços mais recente.

PS. Não existe patins de "marca" Fulop; Fulop é o nome da distribuidora além de ser o sobrenome do dono da loja. O Sr. Ricardo Fulop, é um ex-patinador artístico, que ama o esporte e sabe como ninguém indicar bons produtos de acordo com o nível do patinador.







Comprar online é uma outra opção. Existem muitas marcas de lâminas de gelo. Jackson Ultima e Riedell também são duas boas opções de marcas. E sempre é possível encontrar patins usados em sites de classificados, porém o risco de encontrar uma lâmina enferrujada ou com afiação mal feita pode ser um problema. Cuidado!




Minha cidade não possui rinque de gelo, alguma alternativa?

Sim!
Inline Artístico é a solução. (falei sobre essa modalidade aqui)
Abordei o tema um tempo atrás, pois estes patins, apesar de bastante raros no Brasil, servem de treinamento off-ice para atletas de gelo, e como alternativa de quem não tem técnicos ou rinques à disposição.
São patins com a mesma "configuração" de uma lâmina de gelo, possuem o freio frontal e exigem bota rígida. Tudo o que você faz no gelo, você consegue fazer no inline artístico.
Muitos atletas usam o inline em treinamentos off-ice.

Além dessas opções, alguns técnicos brasileiros, organizam viagem de grupos de patinadores para workshops em países da Europa, onde rinques de tamanho oficial são muito comuns.


Se sua intenção é somente fitness, ter a patinação no gelo (artística ou não) como um hobby de final de semana, sites como https://www.313sports.com.br e http://www.complexolikianesskater.com.br/gelo.htm possuem algumas opções de patins, além do Aliexpress e do Ebay.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patine conosco, deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...