1 de out de 2017

Tamanho de rolamentos + rodas de lazer

Neste artigo, falarei um pouco sobre tamanhos de rolamentos e sobre a substituição de rodas artísticas por rodas de lazer.
Muitos de vocês chegam aqui no blog, procurando repostas sobre patins quad para asfalto, porém muita gente tem patins artístico e tem vontade de levá-los pra rua, ou ainda, já possuem patins de lazer, mas acabaram descobrindo que estes, não vieram com rodinhas dignas de pisos ásperos e aí ficam em dúvida de como fazer a substituição das rodas e rolamentos.

O quesito rolamento vai de bolso. Quando o assunto é lazer, ou seja, patinar por recreação, não é necessário investir em rolamentos de marcas famosas. O importante é ter um material que não lhe dê manutenção, neste caso prefira rolamentos blindados, que não exigem limpeza profunda e nem lubrificação frequente. É possível comprar rolamentos em lojas de skate por bons preços.

Cada patins tradicional/quad usa 8 rolamentos por pé, ou seja, deve-se comprar 16 rolamentos.

Os rolamentos para patins de lazer são sempre de 8mm, não é um padrão, mas as seguintes marcas e modelos comercializados aqui no Brasil, usam rolamentos de 8mm, pois suas bases vêm com trucks de 8mm:

Oxer (todos os modelos de quad da Centauro, são de 8mm)
Patins Rye (ToyStyle, R4B, Amazon, Volcan)
Patins Farm
Patins Traxart (todos os quads da marca são de 8mm)
Sure Grip Rock
Roces Kolossal
Rodas Radicais
Powerslide (Chaya e Melrose)
Patins . com. br
Bel Sports
Candy Girl
Multikids

Algumas nomenclaturas usadas para rolamentos são:
608 - para 8mm
627 - para 7mm




D= é o diâmetro externo, sempre de 22mm
d= é o diâmentro interno, ou seja é isso que muda
b ou e= é a largura (ou espessura), sempre de 7mm





Rolamentos de patins possuem sempre a mesma medida externa e espessura, o que muda é o anel interno.
Então se for comprar pela internet, por exemplo, tenha essas medidas:
Lazer 22x8x7mm
Profissionais  22x7x8mm

Mas qual eu compro?

Os rolamentos Redz possuem alta resistência, têm revestimento em aço e proteções laterais em nylon, são totalmente desmontáveis, facilitando sua manutenção e seus fabricantes realizam rigorosos testes de performance e velocidade. Podem durar anos e são os preferidos de muitos patinadores das mais variadas modalidades. Originais, custam caro, mas não dão dor de cabeça. Duram anos sem travar.

Não tem como investir em Red Bones?
ABEC 3 a 5 são ótimas opções pra lazer. São muitas as opções de rolamentos, os preços variam muito e é possível economizar caso você ainda seja iniciante. Os mais baratos geralmente possuem dupla vedação, que protege contra pó, porém não são desmontáveis e se a blindagem amassar ou entrar sujeira, o produto tem seu desempenho comprometido, ou seja ele estoura ou trava sem chances de recuperação. Se você cuidar, manter limpo, nada disso influencia sua patinada recreativa.

Para conservar seus rolamentos, algumas gotas de WD-40 "de vez em nunca", evitam ferrugem e o Óleo Singer (aquele de máquina) mantém a lubrificação. Pra quem patina por hobby, não muito frequentemente, é só isso que vai precisar fazer.

No vídeo abaixo eu tento explicar melhor. Desculpem pela má qualidade :(




E a dica que eu dou, pra quem ja tem um artístico de eixo 7mm e quer andar no asfalto, mas não quer ter tanto trabalha ao tirar e por as rodas e rolamentos, toda vez que for fazer aula de artística ou andar no asfalto, é ter um jogo extra de rolamentos pra evitar o troca troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patine conosco, deixe seu comentário