4 de fev. de 2018

Glossário de termos da patinação artística no gelo

Os Jogos Olímpicos de Inverno começam em menos de dez dias, e a Tia Su aqui, te dá uma forcinha pra entender um pouco mais sobre os termos usados durante as apresentações de patinação artística no gelo, assim você vai conseguir entender um pouco do que os comentaristas e especialistas falam durante as transmissões.

Vou dividir em 3 posts pra não ficar tão longo.


Na patinação artística no gelo, os atletas apresentam-se 2x e chamamos de Program:


Program: O conjunto de elementos técnicos e artísticos executados durante uma apresentação. Geralmente, o mesmo programa é executado pelo atleta durante toda a temporada. Alguns patinadores chamam o Program de Routine, mas o nome oficial é Program!
Short program/dance (SP/SD) : A primeira e mais curta parte da competição. Chamamos de Short Program a apresentação de atletas individuais, ou seja mulheres ou homens e nos pares.
Já nas duplas de dança, o short program muda de nome e chama-se Ice Dance. Ele dura aproximadamente 3 minutos e inclui poucos elementos obrigatórios. A pontuação final do atleta, dá-se a soma do Short Program (SP) e do Free Skate (FS)
Na modalidade Ice Dance, os atletas tê sequências de passos obrigatórios e músicas previamente definidas.
Free skate/dance (FS/FD):  Este é o que chamamos de programa longo, ou seja, a parte da competição de maior valor. Chamamos de Free Dance os programas de Ladies, Men e Pairs, e no Ice Dance é chamado de Free Dance. Tem duração de 4 a 4.5 minutos e inclui mais elementos do que o SD. A pontuação final do patinador num campeonato, d-a-se a somatória do SP + FSA.

Costume: Mais conhecido como figurino. Roupas usadas em competições, são pensadas estrategicamente de acordo com a coreografia, a música e a modalidade. Não é uma regra, mas Ladies usam collant com saia acoplada, meia calça (às vezes daquelas que cobrem os patins, para alongar a silhueta), mas não é proibido usar macacões ou peça única. Quanto mais leve, melhor! No Ice Dance, as mulheres usam saias mais longas e rodadas. Homens, obrigatoriamente usam calças. Figurinos de patinação de alto nível, geralmente são assinados por designers e custam centenas de dólares.



Ice dance: Modalidade da patinação, composta por um casal, um homem e uma mulher. Ice Dance possui elementos obrigatórios, que incluem step sequences, lifts, twizzles, e dance spins (não devemos traduzir estes termos). No Ice Dance não existem saltos, é como se fosse uma dança de salão sobre o gelo, porém a precisão e sintonia na execução dos movimentos são o foco do programa.




Ladies’ singles skating: Modalidade exclusiva para mulheres. Apresentações solo que exigem jumps, spins, e step sequences (saltos, giros e sequencia de passos). Os saltos representam maior pontuação. Atualmente os saltos que mais pontuam são quádruplos e o triple axel.





Pairs: Modalidade que chamamos de duplas. Composta exclusivamente por um homem e uma mulher. Elementos técnicos obrigatórios incluem jumps, throw jumps, spins, step sequences, twists, death spirals, e pair lifts. A maioria dos elementos, são de levantamentos acima da cabeça, saltos lado a lado e lançamentos da parceira ao ar. Embora seja em dupla, esta modalidade é bem diferente da Ice Dance.




Men’s singles skating: Modalidade exclusiva dos homens. Apresentações solo que exigem jumps, spins, e step sequences (saltos, giros e sequencia de passos). Os saltos representam mair pontuação. Atualmente os saltos que mais pontuam são quádruplos e o triple axel. Até hoje, nenhum patinador finalizou um quadruplo axel em competições.

Coreógrafo: Profissional responsável pela criação dos programas, porém alguns patinadores criam suas própria coreografia. Muitas vezes, é um profissional contratado à parte do treinador técnico.
Exhibition program: Uma apresentação de caráter não competitivo, executado após o término das cerimônias de entrega de medalhas. Geralmente chamadas de Gala ou Ice Show. Não pontua e é puro entretenimento.
Figure skates: São os patins. Patins de gelo para alta performance, são confeccionados com materiais de qualidade e são específicos para cada nível do atleta. Existem botas confeccionadas sob medida, com saltos mais altos ou mais baixos de acordo com o gosto do patinador. As lâminas medem aproximadamente 4mm e possuem "spikes" na parte frontal, que faz o papel de freio, chamado de toepicks.
Figures: São as formas geométricas criadas no gelo, desenhadas pelas lâminas dos patins, é daí que vem o nome em inglês Figure Skating. Quando o esporte foi criado, ele era basicamente isso: formar figuras no gelo. Elementos técnicos e saltos, chegaram ao esporte anos mais tarde. Figuras obrigatórias, como chamamos em português, foram abolidas de competições, porém são de profunda importância para a base de um bom patinador.
Gala: Um show ao final de cada campeonato, onde os medalhistas são convidados. Apenas para encerramento do campeonato.
Ice rink  O rinque de patinação. O tamanho oficial Olímpico de um rinque é de 30 metros x 60 metros.
International Skating Union (ISU): É a FIFA da patinação. Órgão reponsável por campeonatos internacionais, e toda a burocracia que envolve o esporte.
Junior: Competições oficiais para patinadores de 13 a 19 anos (singles) ou até 21 anos (pares e Ice Dance).
Quad: Salto ou twist com quatro voltas.
Season: Período de competições. Geralmente acontecem de agosto a abril.
Senior: Termo usados para patinadores acima de 15 anos de idade. Para participar de campeonatos como seniors, os patinadores devem ter 15 anos completos, até 30 de Junho do ano corrente. Este critério muda em campeonatos regionais.
Sweeper: Seriam como os gandulas dos jogos de vôlei ou futebol. São as crianças responsáveis por coletar os presentes que são lançados no rinque após o patinador finalizar seu programa. Geralmente crianças locais fazem este trabalho.
Warmup group: Em todas as competições, os patinadores são separados por grupos. Cada warm-up group (grupo em aquecimento) tem no máximo 6 patinadores solo, ou 5 duplas de ice dance ou 4 pares. Cada grupo se aquece por 6 minutos antes das competições. Na maioria dos campeonatos, os patinadores com maior pontuação no ranking geral, ficam por último, ou seja, no último grupo. Já a ordem de saída para o free skate é baseado nos resultados do short program.
Zamboni: Uma espécie de carrinho/máquina motorizada, responsável por deixar o gelo liso, sem imperfeições. Existem muitas marcas de máquinas de "resurface" porém Zamboni foi o inventor deste veículo.

Amanhã tem a parte 2

:)

Um comentário:

  1. estou escrevendo uma fanfic com esse tema e esse artigo me foi extremamente útil! obrigada!

    ResponderExcluir

Patine conosco, deixe seu comentário